Propor e oferecer um ensino mais personalizado colocando o aluno no centro de propostas pedagógicas e criando oportunidades para que ele se torne o principal agente do seu aprendizado é com certeza desafiadora e inovador. Para abordar esse tema a equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA ministrou um Seminário “A verdadeira reorganização escolar: O aluno no centro” para educadores da rede municipal de ensino de Marabá e São Domingos do Araguaia.
O objetivo do seminário foi discutir estratégias pedagógicas utilizadas nas salas de aulas e os novos modelos que priorizam uma educação inovadora e integrada às novas demandas sociais. O olhar sobre o novo estudante é uma importante ferramenta para que a escola se insira realmente no século XXI.
Os professores puderam compartilhar suas experiências sobre os aspectos positivos e negativos a respeito das metodologias pedagógicas impostas nos currículos escolares. Outra questão bastante debatida foram as propostas de reestruturação do ensino médio, as quais não foram bem aceitas por parte dos professores.
O seminário faz parte das ações realizadas pela equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, que atua em todos os municípios interceptados pela rodovia Transamazônica.